Como a COVID-19 se espalha (CDC)?

Os coronavírus humanos podem sobreviver em objetos inanimados e permanecer viáveis por até 5 dias a temperaturas de 22 a 25 °C e umidade relativa de 40 a 50%, usualmente até 72 horas. Essas condiçõessão típicas de paísestropicais como o Brasil, notadamente em salasfechadas e com uso de aparelhos de ar condicionado. A sobrevivência em superfícies ambientais é variável, contudo a viabilidade do vírus permanece de horas a dias.

A transmissão pelo ar é possível desde que haja neste gotículas de secreções contaminadas. As mucosas de olhos, nariz, boca e pulmonar são as principais portas de infecção se houver o contato com:

• casos (confirmados, prováveis ou suspeitos);

• pessoas contaminadas assintomáticas;

• ar contendo aerossóis e outras formas de partículas, ou;

• superfícies contaminadas (fômites).

Há estimativa de que cerca de 70% das transmissões da COVID-19 estejam associadas a assintomáticos contaminados com o vírus. Conhecer as formas de transmissão auxilia na compreensão da relevância das medidas de isolamento. Crianças, idosos e pessoas imunossuprimidas frequentemente são assintomáticos, mas transmitem a COVID-19.

As modalidades de transmissão documentadassão principalmente pessoa-pessoa e pessoa-superfície contaminada. Ainda não foi documentada a transmissão por pets como cães e gatos. Contudo, o manuseio destes com mãos contaminadas pode ser veículo de transmissão por contato em superfície contaminada.

Atenção: Deve ser limitada a circulação de pessoas e o número de visitas no quarto de um paciente com suspeita ou confirmação diagnóstica. Todos os indivíduos, incluindo membros da família, visitantes e profissionais da saúde, devem adotar medidas de precaução antes de entrar no quarto do paciente.