Covid-19: farmacêuticos de Campo Grande (MS) são testados em drive-thru

Na primeira turma, foram atendidos 70 profissionais da rede privada que atuaram na campanha de vacinação contra a gripe influenza

0
580

Um drive-thru foi montado nesta terça-feira, dia 5 de julho, em Campo Grande, para a testagem rápida para a Covid-19 em farmacêuticos que estão na linha de frente do enfrentamento ao coronavírus. A primeira turma de profissionais testados na ação foram os farmacêuticos que atuaram na campanha de vacinação contra a gripe influenza realizada por meio de parceria entre o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul (CRF-MS), a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde (MS). Mais de 70 farmacêuticos foram testados e um profissional apresentou resultado positivo.

A farmacêutica Márcia Saldanha, que participou da campanha, disse que a testagem desta semana foi possível com a doação de 200 testes por parte do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. “Como não temos muito testes rápidos, organizamos primeiro com os farmacêuticos da rede privada que atuaram na campanha de vacinação”, explicou a farmacêutica.

Um dos motivos dessa iniciativa, de acordo com Márcia Saldanha, é o alto custo dos testes para as empresas e a necessidade de se promover a segurança dos farmacêuticos que estão atendendo à população neste momento de pandemia. “Os profissionais que atuam na rede pública recebem uma atenção especial por parte das secretarias, por isso essa primeira turma foi aos farmacêuticos que atuaram na vacinação e da rede privada, muitos deles atuam em estabelecimentos de saúde nos bairros”, relatou.

Márcia ressaltou, ainda, que a iniciativa é uma prova de que os profissionais de saúde não estão sozinhos. “As instituições estão se unindo para promover o apoio e suporte a esses farmacêuticos que atendem a população diariamente nas mais variadas localidades de Campo Grande, então, precisavam ser testados. Se o profissional de saúde estiver seguro das suas condições, temos a certeza de que isso refletirá na população”, afirmou a farmacêutica.

A testagem ocorreu no anexo ao Hemosul de Campo Grande (MS), na modalidade drive-thru, e contou com vários farmacêuticos voluntários equipados com itens de segurança. Uma próxima turma será anunciada em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui