Cuidados de circulação em lugares públicos

Recomenda-se evitar ao máximo sair do domicílio, especialmente em lugares em que há relatos de muitos casos ou transmissão comunitária documentados.

Em caso de necessidade de circulação externa, seguem algumas instruções para minimizar o risco de auto contaminação ou de contaminação de familiares ao retornar ao domicílio.

1. Uma vez que houver transmissão comunitária, nível 3 da pandemia, recomenda-se:

a. sair com máscaras cirúrgicas de proteção e manter distância de 1 metro de outras pessoas. Especialmente em filas de supermercados, farmácias ou bancos;

b. sair sem máscaras cirúrgicas de proteção e manter distância de 2 metros de outras pessoas.

2. Evitar, tanto quanto possível, contato com superfícies potencialmente contaminadas como balcões, tampos de mesas, corrimãos, maçanetas,superfícies em ônibus, entre outros. Se necessário contato, lembrar-se de não levar as mãos ao rosto ou pegar em alimentos antes de higienizá-las.

3. Quando lavar as mãos?

a. antes de sair de casa;

b. na chegada ao trabalho;

c. depois de usar o banheiro;

d. após intervalos e atividades esportivas;

e. antes da preparação dos alimentos;

f. antes de comer qualquer coisa, incluindo lanches;

g. antes de sair do trabalho;

h. na chegada em casa.

4. Ao retornar para o domicílio:

a. retirar sapatos antes de entrar;

b. retirar máscaras e descartar diretamente no lixo de forma a minimizar o contato com a superfície;

c. lavar os braços, a partir das axilas e mãos, por pelo menos 20 segundos, com água e sabão (ver técnica de higiene de mãos);

d. lavar o rosto;

e. assoar o nariz;

f. limpar a boca e a garganta com água;

g. limpar a pia, torneira e outras regiões em que houve respingo de secreções;

h. se houver disponibilidade, passar álcool 70 (gel ou líquido). O NHS sistema de saúde do Reino Unido informa que concentrações álcool entre 60 e 80 GL são efetivas.

5. Se houver contato com casos ou pessoas com sintomas respiratórios como tosse e espirro, sugere-se trocar as vestimentas. As roupas sujas devem ser transportadas dentro de sacos plásticos até o local de lavagem.

6. Limpar e desinfetar objetos e superfícies frequentemente tocados como telas de celulares, chaves, entre outros.

7. Em condomínios e prédios, oriente o responsável pela limpeza a fazer a higienização de lugares de contato frequente de mãos (corrimão, painel de elevadores, entre outros) várias vezes ao dia. Se disponível, essa deve ser feita com álcool 70GL. Os tecidos usados na limpeza da superfície preferencialmente devem ser descartáveis ou higienizados com solução de hipoclorito de sódio.

8. Se for ajudar alguém que passou mal em ambiente público, chame o SAMU 192, permaneça a pelo menos 2 metros de distância da pessoa se estiver sem máscara ou a 1 metro com máscara.