Higienização domiciliar de superfícies contaminadas

A limpeza domiciliar de ambientes que contêm pessoas infectadas e em ambiente isolado deve seguir recomendações especiais. A seguir são indicados alguns cuidados:

1. Preferir o uso de tecidos descartáveis na limpeza quando possível.

2. Evite criar salpicos e spray ao limpar.

3. Lave a superfície com água e sabão e seque-a.

4. Aplique solução sanitizante:

a. soluções aquosas de álcool em concentrações entre 60 e 80%;

b. hipoclorito de sódio:

• solução a 1% (apresentação comercial tradicional) com tempo de contato de 30 minutos;

• solução a 1000ppm (partes por milhão), aplicar e deixar agir sem remoção. Para preparar a solução, diluir 1 mililitro (mL) da água sanitária comercial (1%) em 10 litros de água. Se possível, use uma seringa para medir a água sanitária.

Atenção: Há as águas sanitárias mais concentradas como 3%. Nestes casos diluir 1 mililitro (mL) da água sanitária concentrada em 30 litros de água.

c. outros produtos em orientações específicas podem ser utilizados (outros produtos para higienização de mãos e superfícies estão sendo estudados).

5. Quando os itens não puderem ser limpos com detergentes ou lavados, por exemplo, móveis estofados e colchões, deve-se usar limpeza a vapor.

a. quaisquer itens que estejam fortemente contaminados com fluidos corporais e não possam ser limpos por lavagem devem ser descartados;

b. se possível, mantenha uma área fechada e segura por 72 horas. Após esse período, a quantidade de contaminação por vírus terá diminuído substancialmente e você poderá limpar normalmente com seus produtos habituais;

c. se o armazenamento por pelo menos 72 horas não for apropriado, providencie a coleta como um resíduo infeccioso.

6. A roupa suja que entrou em contato com uma pessoa doente pode ser lavada com os itens de outras pessoas, contudo recomenda-se que o transporte da sala de isolamento até a lavanderia ocorram dentro de saco plástico para prevenir contaminação. O descarte do saco deve seguir orientações similares às mascaras após o uso.

a. não sacuda a roupa suja, pois isso minimiza a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar;

b. lave as roupas de acordo com as instruções do fabricante. Se possível, use configuração de água mais quente e seque os itens completamente.

7. Limpe e desinfete qualquer coisa usada para transportar roupas com seus produtos habituais, de acordo com as instruções de limpeza acima.

8. Os tecidos, rodo, vassouras e outros utensílios utilizados na limpeza de ambientes sabidamente contaminados devem ser descontaminados antes de utilizados em outros ambientes. Utilize as soluções mencionadas acima.