Manual do CFF e da SBAC para suporte a laboratórios ganha versão em inglês

0
0

Um dos manuais que integram a série de publicações do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para subsidiar os farmacêuticos inscritos nos conselhos no enfrentamento à pandemia de Covid-19, está circulando internacionalmente. Produzido pelo Grupo de Trabalho sobre Análises Clínicas (GTAC) em parceria com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o Plano de Resposta à Covid-19 para Laboratórios de Análises Clínicas foi traduzido para a língua inglesa e está sendo divulgado por algumas das mais importantes entidades *internacionais da área laboratorial.

A vice-presidente do CFF, Lenira da Silva Costa informa que a Federação Internacional de Química Clínica (IFCC) e Federação Internacional dos Farmacêuticos (FIP) publicaram o documento em seus canais de comunicação. A FIP congrega 151 organizações membros, representando mais de quatro milhões de farmacêuticos e cientistas em todo o mundo e a IFCC, 96 Sociedades Científicas da área de análises clínicas de diferentes países.

“Nosso objetivo foi fazer chegar essas orientações aos diferentes países representados, como uma contribuição do Brasil aos colegas de diferentes pontos do planeta”, comenta Lenira da Silva Costa que é, também, secretária geral da SBAC e diretora da Seção de Análises Clínicas da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP).

A tradução do documento ficou a cargo da vice-presidente da SBAC, Maria Elizabeth Menezes. “É gratificante poder contribuir com os colegas de diferentes países, considerando que o Brasil é um país com excelência nessa área, de análises clínicas”, comenta.

O manual foi elaborado com o propósito de apoiar farmacêuticos, colaboradores e gestores dos laboratórios de análises clínicas na adoção de medidas que visem garantir a segurança dos pacientes, dos trabalhadores da saúde e da população em tempos de pandemia. “Essa publicação visou, também, a assegurar a prestação de serviços com a mesma qualidade, mantendo o acesso aos exames laboratoriais e cuidados em saúde”, acrescenta o presidente da SBAC, Luiz Fernando Barcelos.

Para conferir a publicação na versão em inglês acesse – www.ifcc.org.br
A versão em português da publicação está disponível em: https://bit.ly/2US8pYU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui